O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
“Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que
a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o
processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da
reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma,
uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.”
na-educacao-infantil.htm, 23/04/2020.
"Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos...
ampliando e diversificando seu acesso... a seus conhecimentos, sua imaginação,
sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas,
cognitivas, sociais e relacionais..." (BRASIL, 2017, p.36) BNCC
"Os pais que brincam com os filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, a amizade, linguagem, criação ..."
Carolina Velho - Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do UNICEF
No ato de brincar a criança estabelece vínculos entre a características do papel
assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis,
ou seja, no lúdico a criança transforma os conhecimentos que já possui
anteriormente em conceitos gerais com as quais brinca.

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