23/07/2020

PEGA MINHOCA

PROJETO: BRINCANDO EM FAMÍLIA

PEGA MINHOCA


Resultado de imagem para minhoca desenho | Contação de historia infantil,  Palavras com m, Atividades para educação infantil


Index of /atvinfo2017/EBM Adelaide Starke/Pre/Matematica/Numeros/

COORDENAÇÃO MOTORA - MOVIMENTO DE PINÇA

O movimento de pinça é extremamente importante para o desenvolvimento das crianças.
A habilidade para realizar o movimento de pinça é um grande avanço na coordenação motora do bebê. De segurar objetos com as mãos a ser capaz de fazer isso utilizando os dois dedos, esse avanço aumentará, de maneira expressiva, as possibilidades de aprendizagem, crescimento, independência e exploração. 
Desde pequenas já deve ser estimulado na criança esse movimento, pois é a partir dele que a criança começa a desenvolver a pegada do lápis, a apoiar na mesa... é todo um processo de aprendizagem para mais na frente, no momento da escrita a criança conseguir escrever com facilidade, pois os movimentos já estarão estimulados.

20/07/2020

Estímulos e brincadeiras para desenvolver a COORDENAÇÃO VISOMOTORA







Gincana de aniversário da escola - Tarefa 4


Essa tarefa nossa turma não conseguiu realizar.

Gincana de aniversário da escola - Tarefa 2



A filha da da professora Karen, faz aniversário no mesmo dia que nossa escola!
Tarefa cumprida!!!!

Gincana de aniversário da escola - Tarefa 3












Terezinha Santos Tergolina, nasceu em 26 de março de 1929, em Canoas. 
Interrompeu seus estudos para trabalhar. Seu pai falou com o Inspetor Escolar do município de Canoas para lhe conseguir uma vaga no magistério, não tinha o curso normal, pois não exigiam na época (19470).
Após aos 18 anos, mudou-se para o município de Santa Rita, hoje Nova Santa Rita, no segundo distrito de Caju. Na escola era a única pessoa responsável por tudo. Atendia, numa única sala, da 1a a 5a série, com grupos pequenos de alunos. Separava, no quadro, o conteúdo, por série. Estudava o programa elaborado por profissionais da prefeitura. Consultava livros de 1a a 5a série para poder atender os alunos. Tinha a possibilidade de intervir no planejamento, uma vez que somente ela e os alunos permaneciam na escola.
Gostava muito do que fazia, mas foi difícil, pois era obrigada a morar longe de casa, com uma senhora viúva e duas filhas. Para ir a Canoas era complicado e lá em Caju não tinha bailes, do que ela sentia muita falta. Ficou lá durante oito meses, depois conseguiu voltar para Canoas, quando ministrou aulas por mais 3 anos.
Numa época trabalhou na casa do Diretor de Educação de Canoas, na organização de fichários para as famílias flageladas que recebiam ranchos (tempo das enchentes). O Diretor gostou de seu trabalho e a levou para trabalhar na Prefeitura, no setor de Serviço Social. Atendia pessoas necessitadas, dava remédios, comida e levava para o hospital. Após, trabalhou na merenda escolar, supervisionando nas escolas a distribuição das merendas e auxiliando na elaboração dos mapas.
Aposentou-se neste cargo, já com 35 anos de trabalho. Foi casada com Gustavo Romano Tergolina, que faleceu em 1967, apaixonada até os últimos dias de sua vida.
As estrelas "Três Marias" eram o símbolo desse amor: uma representava ela, Terezinha; a outra, Gustavo; e a terceira o amor entre eles.
Tiveram três filhos: Teófilo Ricieri Tergolina, Rosa Alice Tergolina  Ana Lúcia Tergolina. Teófili lhe deu uma neta: Mariana Flores Tergolina.
Terezinha faleceu em 12 de outubro de 1999, com infecção respiratória, quadro neuro degenerativo, aos 70 anos.

Fonte: PPP da Escola.